A Secretaria de Saúde de Ilópolis realiza desde o início de setembro a campanha “Eu acredito na vida”, em alusão ao Setembro Amarelo. O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos que o sofrimento psíquico pode desencadear, bem como formas de prevenção da saúde mental e o cuidado para o bem-estar psíquico.

Além da Unidade Básica de Saúde estar decorada com cartazes e balões, os girassóis também são símbolo da campanha. Conforme a secretária de Saúde, Ana Capra Ecker, ele sempre busca a energia do sol, seguindo sua luminosidade insistentemente, mesmo quando ele está escondido entre as nuvens.

Como forma de conscientização, serão realizadas ações diversas junto à população, além da visita domiciliar das Agentes Comunitárias de Saúde abordando o tema. “O ímã alusivo da campanha serve como um alerta para que a pessoa se encoraje a pedir ajuda. A população poderá entrar em contato com a Unidade de Saúde, bem como o Centro de Valorização da Vida – CVV, um centro de trabalho voluntário que oferece apoio emocional de forma gratuita pelo 188, por chat ou e-mail no site cvv.org.br”, destaca Ana.

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.