A Secretaria de Agricultura de Ilópolis iniciou nesta semana o trabalho de abertura de açudes em oito propriedades do município. O projeto faz parte do Programa Estadual de Apoio à Ampliação da Estrutura Rural, beneficiando pequenos agricultores a construírem reservatórios de água para períodos de estiagem e irrigação.

Conforme o chefe do escritório da Emater, Fabiano Zenere, os agricultores contemplados com o programa foram escolhidos por meio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. “Em cada projeto está incluso até 24h de serviço de escavadeira hidráulica, sem custos para o produtor. Se o tempo permitir, o processo de abertura deverá estar finalizado na primeira semana de agosto”.

Para o próximo ano, a ideia é tentar encaixar o município em outro lote. Para isso, Zenere lembra que os produtores interessados devem se inscrever na Emater ou na Secretaria de Agricultura. O projeto, segundo ele, foi uma conquista do município junto ao Governo do Estado, sendo que o objetivo é incluir Ilópolis em mais programas que beneficiem os produtores rurais.

Um dos produtores contemplados é Mauro de Paula, da comunidade de Linha Santo Antônio. O trabalho com o maquinário iniciou na tarde de quarta-feira. Segundo ele, havia dois anos que estava aguardando por isso. “É algo que vem muito bem e em boa hora, pois uma propriedade sem água não serve para nada. O melhor de tudo é que vou ter água a mais, pois se algum tiver problemas com estiagem, terei uma reserva para dar água aos animais. Além disso, posso usar o espaço para criar alguns peixes, tanto para consumo próprio como para comercialização”.