A Secretaria da Saúde e Assistência Social do município de Ilópolis, juntamente com a nutricionista da Unidade Básica de Saúde, Sariane A. Carlesso estão percorrendo desde o mês de setembro as escolas do município para realizar atividades de educação alimentar e nutricional.

A secretária da Saúde, Ana Capra Ecker, aponta que o objetivo do programa é contribuir para o enfrentamento da obesidade infantil no país por meio de ações a serem realizadas no âmbito do Programa Saúde na Escola, para crianças matriculadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. As atividades de educação alimentar e nutricional são realizadas ao longo do ano nas escolas, totalizando em média quatro atividades diferentes por escola.

A nutricionista Sariane destaca que dados do Ministério da Saúde apontam que a obesidade infantil é um dos maiores desafios da saúde pública do século XXI. “Crianças com sobrepeso e obesidade têm mais chance de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis quando adultos. Dentre essas doenças, destacam-se a diabetes e doenças cardiovasculares (hipertensão, infarto) que por sua vez estão associadas a uma maior chance de morte prematura e incapacidade”.

Sariane enfatiza que a formação dos hábitos alimentares é influenciada por fatores fisiológicos, psicológicos, socioculturais e econômicos e que têm sua formação iniciada na infância. “É nessa fase da vida que as crianças saem do convívio familiar e são inseridas no contexto escolar, experimentando outros alimentos e preparações, tendo a oportunidade de formar novos hábitos alimentares pelas influências do grupo social e dos estímulos presentes na escola. Assim, acredita que a escola apresenta um ambiente apropriado para programas de educação alimentar e nutricional, auxiliando na formação de hábitos alimentares saudáveis”.