Proposta atende a um planejamento de uma visão de futuro do setor ervateiro

Engenheiros agrônomos e florestais do Estado estiveram na última semana em Ilópolis fazendo coletando amostras de solo. A ação integra uma pesquisa da Secretaria de Agricultura do Estado (laboratório de solos da Fepagro) em parceria com a Secretaria de Agricultura do município.

A pesquisa tem como principal objetivo avaliar a nutrição do solo onde se cultiva a erva-mate e a nutrição dos ervais do município através de análise foliar. “O que buscamos é avaliar a nutrição do solo e quanto é retirado dele em macro e micro nutrientes, para que se possa orientar os produtores a fazerem uma adubação equilibrada, racional”, explica o secretário de Agricultura de Ilópolis, Jurandir Marques.

Segundo ele, serão cerca de 50 a 100 amostras coletadas priorizando, neste primeiro momento, os conselheiros do Conselho Municipal de Agricultura, se estendendo após para os demais produtores interessados. Marques ressalta que a proposta da Administração Municipal juntamente com a Secretaria de Agricultura atende a um planejamento de uma visão de futuro para o setor ervateiro.

Uma nova etapa da pesquisa deve ser realizada no início de outubro no município. As amostragens de solo e tecido foliar serão realizadas em diferentes regiões do Rio Grande do Sul abrangendo um gradiente de produtividade dos ervais nos diferentes polos ervateiros durante o período de um ano.