A Ervateira Cultura Gaúcha, localizada em Linha São Francisco, Ilópolis, aumentou sua produção mensal após ser contemplada com incentivos da Secretaria de Agricultura. O auxílio, de cerca de R$ 10 mil, concedido no final do ano passado, incluiu britagem e serviço de maquinário.

Um dos proprietários, Sidmar Provensi, elogia o acompanhamento e auxílio da Secretaria de Agricultura durante a obra, destacando a importância do incentivo. “Hoje nossa produção gira em torno de 30 mil quilos por mês. Antes da obra, isso não era possível, mas, com a conclusão, a estimativa é que a produção suba em 10 mil quilos mensais ou até mais”. Com o incentivo, a empresa conseguiu instalar o secador, não necessitando mais terceirizar o serviço.

Com três anos e seis meses de fundação, a matéria-prima da empresa familiar é 80% oriunda dos ervais próprios, e os demais 20% provenientes de pequenos produtores rurais da comunidade. A linha de produtos inclui erva-mate tradicional, nativa, moída grossa e sem açúcar.

Para o secretário de Agricultura, Jurandir Marques, esse incentivo para as empresas têm como objetivo dar continuidade à sucessão rural na propriedade, o aporte de renda e, principalmente, oportunizar que o processamento da matéria-prima seja realizado na própria propriedade.