Na última sexta-feira, dia 17, o presidente do Instituto Brasileiro da Erva-Mate – IBRAMATE, Alberto Tomelero esteve visitando a sede da Entidade no Parque do Ibama, em Ilópolis. Na oportunidade, Tomelero visitou algumas ervateiras e participou de reuniões importantes, dentre elas uma reunião com o Prefeito de Ilópolis, Edmar Pedro Rovadoschi e o Presidente da Associação do Polo do Alto do Vale do Taquari, a AA Erva-Mate, Ismael Rosset.

Na oportunidade foi reafirmado a cooperação entre as entidades e o Poder Público Municipal, e “mesmo em tempos de pandemia, a entidade continua atuando junto do setor ervateiro e fomentando as ações nos cinco polos ervateiros no Rio Grande do Sul, bem como, continua atendendo os associados e comunidade em geral nas terças e quintas, pela parte da tarde, na sede do Ibramate”, destacou Tomelero.

Durante a visita, Tomelero esteve na sede do Ibramate, onde assinou e encaminhou um Plano de Trabalho a ser firmado com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul, para fomentar toda a cadeia produtiva da erva-mate, envolvendo diferentes áreas como: plantio, pesquisa, inovação tecnológica, assistência aos produtores, divulgação e eventos, entre outras. Todas essas atividades serão realizadas em parceria com diferentes entidades e associações no território gaúcho.

Nesta data, o prefeito Edmar Pedro Rovadoschi reafirmou o empenho para a execução do Centro Tecnológico da Erva-Mate. Edmar destaca que o recurso já está aprovado no Ministério da Tecnologia e o projeto executivo da obra encontra-se em analise junto à Caixa Econômica Federal. Em breve, a municipalidade deverá dar início a obra, que é fundamental para fomentar o setor da erva-mate de todo o Estado. Estamos empenhados, juntos com o Ibramate e demais Associações, para a realização desta obra e sua operação.

A AA Erva-Mate, depois de ter colaborado na execução da Turismate 2019, através de seus associados, continua trabalhando nas áreas de certificação florestal e cursos de rastreabilidade da erva-mate, sempre em prol do crescimento deste setor.

A sede do IBRAMATE está aberta de terças e quintas-feiras, na parte da tarde, das 13h às 17h, e está localizada junto ao Parque do IBAMA, Ilópolis.